Sábado – Pense por si

Cristina Rodrigues eleita pelo Chega. "É uma vergonha", ouve-se na sede do PAN

Ex-deputada do PAN vai de novo para o Parlamento, mas como membro do grupo parlamentar do Chega.

Cristina Rodrigues, ex-PAN, é a nova deputada do Chega no Parlamento pelo círculo eleitoral do Porto.

José Sena Goulão/Lusa/EPA

A dirigente do Chega é uma das pessoas que está com a cúpula do partido liderado por André Ventura a assistir aos resultados, em vez de estar entre os militantes no hotel Mariott.

A eleição de Cristina Rodrigues suscitou fortes reações no quartel-general do PAN, que ainda não elegeu nenhum deputado. 

"Nos 50 anos de Abril isto é uma vergonha", disse uma militante. "Ou é um retrocesso ou estamos a ver agora quem realmente são os portugueses", acrescentou Rita Sampaio, uma das apoiantes presentes na sala. "Acho que é um alerta muito grande."

Além de Cristina Rodrigues, o Chega conseguiu que outras quatro "transferências" de outros partidos fossem eleitas: o coronel Carlos Simões de Melo (ex-IL); Henrique Freitas, Eduardo Teixeira e Maria Manuela Tender.

O PAN ainda não elegeu nenhum deputado. O Chega já tem 27 deputados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro