Sábado – Pense por si

ADN vai ter direito a subvenção pública

Diogo Barreto
Diogo Barreto 10 de março de 2024 às 21:51
As mais lidas

O partido vai receber mais de 190 mil euros por ter conseguido obter mais de 50 mil votos.

Elegendo ou não, o ADN já tem um resultado histórico. Passou a marca dos 50 mil votos, o que quer dizer que vai ter direito a uma subvenção pública para financiamento dos partidos políticos. Valor será superior a 190 mil euros.

De acordo com a lei do Financiamento dos Partidos Políticos, todos os partidos que atinjam a marca dos 50 mil votos, quer elejam, quer não, têm direito a uma subvenção política. Para a receberem têm apenas de a requisitar ao Presidente da Assembleia da República.

De acordo com a lei do financiamento, a subvenção consiste numa quantia em dinheiro equivalente à fração 1/135 do valor do IAS, por cada voto obtido na mais recente eleição de deputados à Assembleia da República.

Sendo que o atual valor do IAS é de 509 euros, o ADN vai receber, pelo menos, 190 mil euros pelos mais de 50 mil votos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro