Sábado – Pense por si

Covid-19: Surto com 16 infetados no Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa

"É garantidamente um surto controlado", disse António Lacerda Sales. Aguarda-se ainda o resultado de cinco testes.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que foi detetado um surto de covid-19 no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, que infetou com 16 profissionais, mas que está "controlado".

"É garantidamente um surto controlado", disse António Lacerda Sales, precisando que, atualmente, há 14 técnicos de emergência pré-hospitalar e dois médicos com infeções pelo vírus que provoca a doença covid-19 confirmadas.

Aguardam-se ainda os resultados dos testes a cinco técnicos de emergência pré-hospitalar, indicou, frisando que "muitos" dos profissionais "nem sequer foram [infetados] em contexto de trabalho".

O secretário de Estado disse que não haverá "nenhum problema" se houver necessidade de desinfetar o CODU de Lisboa, porque há um total de quatro CODU.

Por isso, será possível, "de uma forma supletiva e complementar", utilizar os outros três "durante uma ou duas horas de desinfeção" do CODU de Lisboa, explicou.

António Lacerda Sales falava aos jornalistas na Base Aérea n.º 11, em Beja, onde, acompanhado pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, visitou um centro de acolhimento para infetados com o vírus da covid-19.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde fez questão de reiterar "mais uma vez" o seu agradecimento "ao inexcedível e inestimável contributo" que as Forças Armadas têm dado no processo de combate à pandemia de covid-19.

"Estamos, de facto, muito gratos", porque as Forças Armadas "prestaram um grande serviço ao país e continuarão com certeza a prestar" e os portugueses "contam sempre com a colaboração e com a ajuda das Forças Armadas", frisou.

O Instituto Nacional de Emergência Médica divulgou na quinta-feira que tem 18 profissionais infetados com o vírus da covid-19, 39 em isolamento profilático e 16 sob vigilância da sua Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (CCIRA), sendo o registo mais elevado desde o início da pandemia.

O INEM revelou também que, na última semana, registou-se um "aumento do trabalho das equipas do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) dedicadas ao acompanhamento dos profissionais do INEM", que fizeram um total de 361 intervenções desde o início da pandemia, em março.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.