O primeiro-ministro anunciou todas as alteraçõies introduzidas pela segunda fase de desconfinamento. Segundo e terceiro ciclo voltam às aulas na segunda-feira.
A segunda fase de desconfinamento avança na segunda-feira. Todo o país evolui para esta segunda fase, mas há 19 concelhos que estão acima do limiar definido pelo Governo e que daqui a duas semanas, depois da reavaliação podem ser impedidos de avançar.
António Costa
O que se altera a partir de segunda-feira:
- Reabrem as escolas 2.º e 3.º ciclos, ATL e equipamentos sociais na área da deficiência;
- museus, monumentos, palácios, galerias de arte e outros;
- todas as lojas com menos de 200 metros quadrados com porta para a rua podem receber clientes no interior;
- esplanadas podem voltar a abrir, com um máximo de quatro pessoas por grupo;
- ginásios podem reabrir, mas sem as aulas de grupo;
- voltam a abrir todas as modalidades desportivas de baixo risco e actividade física ao ar livre até quatro pessoas;
- termina também a proibição de circular entre concelhos durante o fim-de-semana.
Há 19 concelhos que têm agora mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes e, por isso, estão acima do nível de risco definido pelo Governo: Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Soure, Vila do Bispo, Vimioso, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira da Pena e Rio Maior.
Além destes locais, também os concelhos vizinhos poderão ser alvo de um travão, caso se verifique que a sua situação se pode degradar devido à incidência mais elevada. O objetivo em esperar mais duas semanas, segundo António Costa, é tentar que estes locais consigam controlar a situação. Se em duas avaliações sucessivas, os mesmos concelhos estiverem acima do limiar então não devem avançar.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.