O número foi apontado após pedido do líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, quanto ao reduzido número de casas reconstruídas um ano após os incêndios na região centro.
O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, pediu esta quarta-feira explicações ao primeiro-ministro sobre o reduzido número de casas reconstruídas um ano após os incêndios na região centro, com António Costa a sublinhar que "285 operações" estão concluídas.
No debate quinzenal com o primeiro-ministro no parlamento, em Lisboa, Fernando Negrão assinalou que na próxima segunda-feira passa um ano desde os incêndios na região centro do país e que até hoje "só há oito casas reconstruídas num universo de 28 concelhos".
O deputado social-democrata disse que um documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da região centro confirma ainda que das oito casas reconstruída, cinco são em Arganil, duas em Seia e uma em Tondela.
Na resposta, António Costa deu o "ponto da situação" relativamente aos "828 pedidos aprovados para a reconstrução", dizendo que, do total, 285 operações estão "integralmente concluídas e 455 estão em execução".
Em 87 casos, acrescentou, foram concedidos apoios directos às famílias.
No debate, o deputado do PSD, o primeiro a questionar António Costa a seguir à intervenção inicial do chefe do executivo, fez um breve comentário à proposta de Orçamento do Estado para 2019 que o Governo irá apresentar ao parlamento, dizendo que se adivinha um orçamento "eleitoralista".
Fernando Negrão aludiu à reunião de terça-feira com o ministro das Finanças, Mário Centeno, no parlamento, dizendo que o primeiro-ministro repetiu na sua intervenção aquilo que Centeno já havia dito.
"O que se avizinha claramente e como diz Rui Rio [presidente do PSD] é um orçamento eleitoralista. Nós teremos tempo, na altura certa de o discutir com o Governo e com os partidos políticos", disse.
Costa assinala que "285 operações" de reconstrução estão concluídas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.