Sábado – Pense por si

Chuva intensa leva a 420 ocorrências em 24 horas no Porto

Condições meteorológicas adversas obrigaram ao desvio de pelo menos nove voos no Aeroporto Sá Carneiro, ao corte da linha de metro no aeroporto e ao corte das estradas A28 e da A41.

O Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto registou este sábado 420 ocorrências relacionadas com a chuva intensa sentida no distrito, disse hoje fonte oficial daquela estrutura.

"Entre as 00:00 e as 24:00 de sábado tivemos 420 ocorrências relacionadas com o mau tempo, na maioria relacionadas com inundações de habitações e garagens", disse à Lusa fonte do CDOS do Porto.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o distrito do Porto registou no sábado transato "precipitação intensa" até às 15:00.

As condições meteorológicas adversas obrigaram, por exemplo, ao desvio de pelo menos nove voos no Aeroporto Sá Carneiro (Porto), ao corte da linha de metro no aeroporto devido à inundação de um túnel, e ao corte das estradas A28 e da A41.

Na A41 morreram duas pessoas -- um casal septuagenário - num acidente de viação na zona da Maia, onde a três quilómetros de distância do local do acidente a via teve de ser cortada nos dois sentidos devido à queda de uma infraestrutura.

O comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, referiu à Lusa, no sábado à tarde, que os concelhos mais afetados no distrito do Porto foram Maia e Matosinhos, onde houve registo de várias estradas secundárias e veículos submersos pela água, bem como garagens e habitações inundadas.

A porta principal dum centro comercial da Maia chegou mesmo a ficar de tal forma inundada que impediu as pessoas de saírem do local.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.