OE2026. Aprovadas 23 propostas na última maratona de votações marcada por portagens e TC
Já foram aprovadas 163 iniciativas. Último dia de votação final global é na quinta-feira.
Já foram aprovadas 163 iniciativas. Último dia de votação final global é na quinta-feira.
Objetivo é libertar o trânsito da VCI no Porto.
O plano apresenta recomendações aos automobilistas e conta com uma aplicação que "integra soluções tecnológicas que monitorizam em tempo real o desenvolvimento dos incêndios e fornecem alertas rápidos", explicou o gabinete de comunicação da Brisa.
Às 16h, de acordo com a GNR, registavam-se cortes na Estrada Nacional 18 (EN18), no distrito de Portalegre entre Vila Velha de Ródão e Nisa e na Autoestrada 41 (A41), nos dois sentidos, entre Paços de Ferreira e Espinho, no distrito do Porto.
Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.
Com o País em alerta máximo até quarta-feira, a Proteção Civil esclareceu que a atual situação "não está fora de controlo, mas é muito complicada". Eis o ponto de situação de Norte a Sul.
As chamas obrigaram a cortes de trânsito em várias autoestradas, além de motivarem alguns condicionamentos ferroviários.
O reforço destes quatro meios aéreos de combate a incêndios surge após o pedido feito à União Europeia, numa altura em que vários incêndios estão a atingir sobretudo no distrito de Aveiro, obrigando ao corte de várias estradas.
Como um consórcio de fundos dos Estados Unidos, especializados em comprar dívida a desconto e a reestruturar empresas, ganharam mais de €275 milhões na concessão da A31, da A42 e da A43, onde o Estado e a Brisa perderam uma fortuna.
O "Manifesto Porto Sem Portagens" tem o objetivo de fazer pressão política junto do Governo e do parlamento para abolir as portagens no distrito do Porto.
O projeto-lei será assim aprovado na generalidade. "O Chega defendeu em campanha eleitoral, de forma clara e explícita, o fim de todas as portagens", afirmou André Ventura.
Em janeiro de 2022, a Câmara do Porto apresentou o Pacto do Porto para o Clima, com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030.
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial garante que, mesmo sem orçamento, os descontos na taxa de portagem das autoestradas ex-SCUT vão continuar no próximo ano.
Entidade verificou que o desconto real que entrou em vigor no dia 1 de julho foi de 30%, quando a lei aprovada na Assembleia da República definiu 50%.
O Governo vai avançar com a redução das portagens nas ex-SCUT, as antigas vias com portagens sem custos para o utilizador.
Os descontos atualmente destinados aos veículos de transporte de mercadorias serão atualizados e alargados aos veículos de transporte de passageiros.