Sábado – Pense por si

CDS-PP admite coligação com quem vencer eleições regionais na Madeira

"O CDS mantém a sua representação parlamentar, mantém o grupo parlamentar e isso pode ser decisivo na formação do futuro governo da Madeira", considerou número 2 do partido nas eleições regionais.

O número 2 da lista do CDS-PP às eleições legislativas na Madeira, José Manuel Rodrigues, admitiu hoje uma coligação eleitoral com quem vencer as eleições ao afirmar que o seu partido pode ser decisivo na formação do futuro Governo Regional.

"Apesar desta bipolarização [entre PSD e PS], o CDS mantém a sua representação parlamentar, mantém o grupo parlamentar e isso pode ser decisivo na formação do futuro governo da Madeira", disse aos jornalistas.

O centrista falava na sede do CDS-PP/Madeira, no Funchal, onde os responsáveis do partido estão reunidos para verem juntos os resultados das eleições regionais.

"O CDS disse desde o início que admitia fazer coligações eleitorais com o partido que ganhasse as eleições. Não sei se isso será suficiente, mas o CDS está disponível para, sem partidos radicais, sem Partidos Comunistas, sem Blocos de Esquerda, sem geringonças, encontrar uma solução estável de governo para a Madeira e o Porto Santo para os próximos quatro anos", frisou José Manuel Rodrigues.

Questionado sobre se essa solução passa por um acordo parlamentar ou por uma coligação, o número 2 da lista do CDS disse que, pessoalmente, "não é favorável aos acordos parlamentares" porque isso "é ter um pé na oposição e outro no governo", o que "dá sempre errado".

Por isso, acha "preferível uma coligação entre os partidos que vierem a suportar o Governo Regional da Madeira".

Quanto ao resultado do CDS-PP, afirmou que o partido irá esperar pela contagem final para tomar uma posição.

"Até à lavagem dos cestos é vindima", disse, citando um ditado popular.

Afirmando que o resultado do CDS está "aquém das expectativas", José Manuel Rodrigues indicou que o partido "perdeu votos para os novos partidos do centro e da direita que, no seu conjunto, vão valer cerca de quatro mil votos".

Quando estavam apuradas 27 das 54 freguesias, o PSD era o partido mais votado, com 48,51% dos votos, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

O PS era o segundo partido mais votado, com 34,20%, o CDS-PP era a terceira força política mais votada, com 5,40%, seguido pelo JPP, com 2,14%.

Dezassete listas concorrem às legislativas de hoje na Madeira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.