Sábado – Pense por si

Cavaco Silva publica livro sobre a "arte de governar"

Lusa 04 de setembro de 2023 às 11:21
As mais lidas

A obra O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar inclui também um conjunto de textos sobre Portugal e a União Europeia e crónicas sobre a política portuguesa.

O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai publicar este mês um livro centrado no "comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso", anunciou esta segunda-feira o seu gabinete.

Tiago Sousa Dias/Sábado

"A parte central do livro consiste num ensaio normativo sobre o que deve ser o comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso", adiantou a mesma fonte em comunicado.

Editado pela Porto Editora, a obraO Primeiro-Ministro e a Arte de Governarinclui também um conjunto de textos sobre Portugal e a União Europeia e crónicas sobre a política portuguesa.

O livro tem 10 capítulos que abordam temas como as competências do primeiro-ministro, a escolha dos ministros, a presidência do Conselho de Ministros, a avaliação e as reuniões com os ministros, as remodelações governamentais, o relacionamento do primeiro-ministro com o Presidente da República e o Governo de coligação.

A apresentação do livro caberá ao antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e está prevista para o dia 15 de setembro, no Grémio Literário, em Lisboa.

Além de dois mandatos como Presidente da República entre 2006 e 2016, Cavaco Silva exerceu funções como primeiro-ministro entre 1985 e 1995, tendo conquistado duas maiorias absolutas consecutivas em eleições legislativas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.