A candidada à presidência da República, apoiada pelo Bloco de Esquerda, entregou as assinaturas e agradeceu aos subscritores.
Catarina Martins formalizou esta quarta-feira a candidatura às eleições presidenciais de 2026, com a entrega de mais de 9.500 assinaturas no Tribunal Constitucional, em Lisboa, na presença de cerca de duas dezenas de apoiantes.
Catarina Martins formaliza a sua candidatura à presidência no Tribunal Constitucional, em LisboaFilipe Amorim/Lusa
"Queria agradecer muito às 9.500 pessoas, um pouco mais, que subscreveram a minha candidatura, queria agradecer imenso às pessoas que recolheram as assinaturas também presencialmente (...). Houve tanta gente que dedicou o seu tempo livre a recolher assinaturas para que esta candidatura pudesse estar aqui", afirmou Catarina Martins aos jornalistas, após a entrega de várias caixas com as assinaturas no Palácio Ratton.
A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda agradeceu também ao mandatário nacional, o músico e compositor António Pinho Vargas, realçando "um intelectual que pensa tão bem sobre a democracia e sobre os desafios deste tempo".
Esta quarta-feira à tarde está também prevista a entrega das candidaturas necessárias para formalizar a candidatura de Henrique Gouveia e Melo.
As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.
Esta é a 12.ª vez (incluindo as duas voltas das eleições de 1986) que os portugueses são chamados, desde 1976, a escolher o Presidente da República em democracia.
Às eleições presidenciais anunciaram, entre outros, as suas candidaturas António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) e Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD).
Catarina Martins formaliza candidatura com entrega de mais de 9.500 assinaturas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.