Sábado – Pense por si

Catarina Martins diz a Ventura : "As suas ideias racistas hão de ir parar ao caixote do lixo"

07 de maio de 2020 às 16:53
As mais lidas

Líder do Chega defende um plano específico de "abordagem e confinamento" para as comunidades ciganas e garante que apresentará essa iniciativa mesmo sem apoio de outros partidos.

A coordenadora do BE,Catarina Martins, disse, esta quinta-feira, ao deputado do Chega, André Ventura, que "as ideias racistas" como o confinamento de ciganos "hão de ir parar ao caixote de lixo de onde nunca deviam ter saído".

"Permita-me que, antes do debate, faça uma nota. Às vezes há uma linha ténue demais entre ignorar para não dar visibilidade à atrocidade ou, pelo silêncio, consenti-la. André Ventura fez uma proposta inqualificável de decidir confinamento de pessoas tendo em conta a sua origem étnica", afirmou Catarina Martins no arranque da sua intervenção do debate quinzenal.

Na perspetiva da líder bloquista, André Ventura "teve a resposta que devia por um campeão português, Ricardo Quaresma", tendo de imediato sugerido "que os futebolistas deviam ter direitos limitados à opinião".

"Ficamos, portanto, a saber que o Chega não só tem opiniões repugnantes como André Ventura tem a cobardia de querer calar quem lhe faz frente", acusou.

Dirigindo-se diretamente a André Ventura, Catarina Martins prometeu lutar pelo direito do deputado "a ter opiniões sobre futebol", embora também garanta que vai batalhar "para acabar com a pouca vergonha de receber vários salários além do de deputado".

"E, no que disser respeito ao Bloco, fique certo de que as suas ideias racistas hão de ir parar ao caixote de lixo de onde nunca deviam ter saído", avisou.

O deputado único do Chega, André Ventura, garantiu na quarta-feira que "não voltará atrás" na proposta para um plano específico de "abordagem e confinamento" para as comunidades ciganas, e que apresentará essa iniciativa mesmo sem apoio de outros partidos.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa, o presidente demissionário do Chega afirmou que não voltaria "atrás nesta proposta" e que já estava a estabelecer contactos com PSD, CDS e Iniciativa Liberal para que esta proposta vá avante, visto que considera que "é necessário uma abordagem específica ao caso da comunidade cigana em Portugal", tendo pedido reuniões aos líderes dos três partidos.

Também na quarta-feira, várias associações e figuras públicas, incluindo Francisco Louçã, Ana Gomes e Ricardo Quaresma, subscreveram um abaixo-assinado a repudiar as declarações do deputado do Chega sobre a comunidade cigana.

Através de uma publicação na sua conta oficial da rede social Facebook o futebolista Ricardo Quaresma criticou que "o populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder, que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?