Sábado – Pense por si

Cancelada audição de ministra da Administração Interna na AR

O pedido de audição de Constança Urbano de Sousa havia sido feito ainda em Julho, pelo PSD.

A audição da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, agendada para terça-feira, no parlamento, foi hoje cancelada devido à situação vivida no país com os incêndios.

A informação foi prestada pelos serviços de apoio da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias aos deputados, poremail, a que a Lusa teve acesso.

Nesseemail, Pedro Bacelar Vasconcelos afirma que, "atenta a situação de emergência" em todo o país, "não será possível proceder" à audição da ministra.

O pedido de audição de Constança Urbano de Sousa havia sido feito ainda em Julho, pelo PSD, que queria ouvir a ministra sobre os incêndios florestais e também a situação no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), devido aos atrasos na entrada de estrangeiros, por exemplo, no aeroporto de Lisboa.

Mais tarde, em Setembro, após as férias de verão, PSD e CDS insistiram na audição da ministra da Administração Interna sobre o SEF e já em Outubro juntaram a demissão da directora do SEF, Luísa Maia Gonçalves.

Nas últimas semanas, PSD e CDS têm insistido no pedido de informações sobre as demissões no SEF, da directora e dos directores adjuntos, alegadamente por divergências com a ministra, acerca das alterações à lei para a entrada de estrangeiros em Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.