Sábado – Pense por si

Bloquistas questionam acordo BE/PS em Lisboa

Margarida Davim
Margarida Davim 20 de novembro de 2020 às 21:16

Membros da concelhia de Lisboa do BE pedem uma análise ao compromisso firmado com Fernando Medina. Há cada vez mais vozes no Bloco a avisar para o incumprimento do que ficou acordado e Grilo ainda não deu explicações internas.

O alerta soou com a aprovação da proposta para o chamado "quarteirão da Suíça" na reunião da Câmara de Lisboa de 12 de novembro. O texto subscrito pelo vereador do Urbanismo Ricardo Veludo propunha obras nos imóveis da Baixa no quarteirão onde ficava a antiga Pastelaria Suíça para a construção de 10.000 m2, correspondentes a quatro unidades comerciais e uma unidade de serviços no piso em sótão. Ou seja, um grande centro comercial com escritórios por cima e nenhuma habitação. O problema? O acordo assinado entre o PS e o BE prevê que todos os novos projetos de construção incluam pelo menos 25% de habitação. Mas como votou o vereador bloquista Manuel Grilo? Absteve-se, ajudando a viabilizar a proposta que teve os votos favoráveis de PS, PSD e CDS e o voto contra do PCP. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.