NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O BE enalteceu hoje o "trabalho conjunto" no parlamento que permitiu aprovar em comissão uma nova lei que reconhece o desgaste rápido dos bailarinos clássicos ou contemporâneos.
O BE enalteceu hoje o "trabalho conjunto" no parlamento que permitiu aprovar em comissão uma nova lei que reconhece o desgaste rápido dosbailarinosclássicos ou contemporâneos, um regime pelo qual lutam há décadas.
No período de declarações políticas, no parlamento, em Lisboa, o deputado do BE José Soeiro levou o tema a debate, adiantando que foi votado, na terça-feira, em grupo de trabalho - e hoje confirmado na comissão de Trabalho e Segurança Social - um regime especial de segurança social e reinserção profissional para ao bailarinos.
"Na sequência de um trabalho conjunto entre vários partidos, esse regime vai finalmente ver a luz do dia. Mais do que uma vitória do Bloco ou de qualquer outro partido, é uma vitória dos bailarinos e das bailarinas", elogiou.
Com este consenso entre partidos, prosseguiu o deputado bloquista, foi possível avançar em cinco dimensões, a primeira das quais "garantir um seguro obrigatório de acidentes de trabalho que corresponda à sua profissão".
Um regime próprio de acesso à pensão por incapacidade e à reparação dos danos que resultam de acidentes de trabalho, a obrigatoriedade de um acompanhamento clínico e de reabilitação por médico especializado e um mecanismo especial de qualificação profissional são outras das alterações aprovadas.
"Para além do acesso à pré-reforma, a nova lei prevê mecanismos de reconversão profissional para os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado sempre que o bailarino não consiga exercer a sua atividade ou então aos 45 anos", detalhou ainda.
Pelo PSD, Joana Barata Lopes, começou por felicitar o BE por ter trazido o tema ao debate e, para além de destacar que este novo regime resultou de um trabalho conjunto, fez questão de deixar claro que só foi possível "por ausência de cegueira ideológica" da direita, ideia secundada depois por Teresa Caeiro, deputada do CDS-PP.
Carla Sousa, deputada do PS, sublinhou que os socialistas estão orgulhosos "do papel preponderante" que representaram na aprovação desta nova lei.
Aprovada em comissão nova lei que reconhece desgaste rápido dos bailarinos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.