Sábado – Pense por si

António José Seguro apresenta candidatura a Belém. "Acredito que o País precisa de uma mudança"

Apresentação iniciou-se pelas 16h no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

António José Seguro apresentou este domingo a sua candidatura a Presidente da República. "É por Portugal que sou candidato a Presidência da República", disse no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Ricardo Meireles/Sábado

Durante a sua apresentação, que se iniciou pelas 16h, José Seguro considerou que o País "precisa de mudança e esperança". "Não falta apenas estabilidade mas confiança, confiança nas instituições." E destacou qual será o seu papel, caso vença as eleições Presidenciais de 2026: são elas a aposta na "defesa da Democracia, na abertura do diálogo, na valorização da cultura e no compromisso de solidariedade".

Além disso, o político mostrou a sua vontade em liderar um "País que aposta na igualdade de oportunidade". "Para mim não há portugueses bons nem maus, portugueses de primeira e de segunda. Somos um só povo, uma só nação, um só Portugal, respeitador da liberdade de cada um."

José Seguro manteve-se afastado da vida política durante uma década. No entanto, diz estar agora de regresso para "unir" Portugal. "Afastei-me quando me podia dividir. Volto agora para unir. E acrescentou: "Quanto mais os partidos se afastam mais o Presidente tem o dever de lembrar o que os une."

Na sua apresentação, António José Seguro reforçou a necessidade de se apostar na criação da riqueza, pois acredita que só assim haverá "melhores salários", e alertou que quem quer que seja o próximo Presidente da República terá uma "missão exigente". "Tudo está em mudança. As ameaças surgem de todos os lados. Conheço a Europa, sei o que está em jogo, sei defender Portugal."

O antigo secretário-geral do PS já havia anunciado a sua corrida a Belém a 3 de junho.

António José Seguro foi membro do Governo, deputado e eurodeputado, no entanto, afastou-se da vida política há cerca de uma década.

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro