Sábado – Pense por si

Filho de Jorge Sampaio apoia Marques Mendes nas Presidenciais

André Sampaio diz que conhece Luís Marques Mendes há muitos anos e considera que "é uma pessoa que se preocupa genuinamente com os outros".

O economista André Sampaio, filho do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, apoia a candidatura de Luís Marques Mendes a chefe de Estado e destaca a sua experiência, conhecimento e espírito agregador.

Miguel Baltazar/Correio da Manhã

André Sampaio vai integrar a comissão política da candidatura do antigo líder do PSD, que é presidida por Francisco Pinto Balsemão.

A notícia foi avançada pelo jornalPúblicoe confirmada pela agência Lusa junto da candidatura de Luís Marques Mendes.

Numa nota, à qual a Lusa teve acesso, André Sampaio diz que conhece Luís Marques Mendes há muitos anos e considera que "é uma pessoa que se preocupa genuinamente com os outros".

"É, a meu ver, o protagonista certo para perceber e unir as diferentes gerações de portugueses, para ir ao encontro das suas expectativas e interpretar os seus legítimos receios e preocupações", defendeu André Sampaio.

Na segunda-feira, vai decorrer uma apresentação da comissão de honra em Coimbra, depois da primeira apresentação, que decorreu em Lisboa no início do mês.

Hoje, a candidatura divulgou mais personalidades que apoiam Luís Marques Mendes, ligadas àquela região, como o antigo presidente da Académica Paulo Almeida, o antigo presidente da Câmara de Coimbra Carlos Encarnação, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o antigo secretário de Estado Paulo Júlio, Isabel Damasceno, presidente da CCDR do Centro, ou o antigo presidente do Tribunal Constitucional, José Manuel Cardoso da Costa.

Estes apoios juntam-se a outros já conhecidos, como Leonor Beleza, que preside à comissão de honra da candidatura, Manuela Eanes, a escritora Alice Vieira, o apresentador António Sala ou o antigo treinador de futebol Toni.

Luís Marques Mendes conta também com o apoio do PSD, partido que liderou entre 2005 e 2007.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro