Sábado – Pense por si

António Costa faz comunicação ao país às 20h

Diogo Barreto
Diogo Barreto 11 de novembro de 2023 às 14:06
As mais lidas

Não são conhecidas ainda as razões para a declaração agendada do primeiro-ministro.

O primeiro-ministro vai hoje fazer uma comunicação ao país a partir da residência oficial em São Bento, às 20h, confirmou fonte do gabinete de António Costa.

Vítor Mota/Cofina Media

O primeiro-ministro fala no dia em que são ouvidos o seu antigo chefe de gabinete - Vítor Escária - e o seu amigo e antigo consultor Diogo Lacerda Machado.

Não se sabe ainda os motivos desta declaração ou os contornos da mesma.

António Costa anunciou na terça-feira a sua demissão do cargo de primeiro-ministro, proposta que foi aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que optou por convocar eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024.

António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e um centro de dados em Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.

O Ministério Público (MP) considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus, responsável pelo centro de dados, de acordo com a indiciação, que contém várias outras referências a António Costa. No dia da demissão, Costa recusou a prática "de qualquer ato ilícito ou censurável".

De acordo com o MP, no processo dos negócios do lítio, hidrogénio verde e do centro de dados em Sines podem estar em causa os crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e tráfico de influência.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro