Sábado – Pense por si

António Costa faz comunicação ao país às 20h

Diogo Barreto
Diogo Barreto 11 de novembro de 2023 às 14:06
As mais lidas

Não são conhecidas ainda as razões para a declaração agendada do primeiro-ministro.

O primeiro-ministro vai hoje fazer uma comunicação ao país a partir da residência oficial em São Bento, às 20h, confirmou fonte do gabinete de António Costa.

Vítor Mota/Cofina Media

O primeiro-ministro fala no dia em que são ouvidos o seu antigo chefe de gabinete - Vítor Escária - e o seu amigo e antigo consultor Diogo Lacerda Machado.

Não se sabe ainda os motivos desta declaração ou os contornos da mesma.

António Costa anunciou na terça-feira a sua demissão do cargo de primeiro-ministro, proposta que foi aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que optou por convocar eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024.

António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e um centro de dados em Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.

O Ministério Público (MP) considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus, responsável pelo centro de dados, de acordo com a indiciação, que contém várias outras referências a António Costa. No dia da demissão, Costa recusou a prática "de qualquer ato ilícito ou censurável".

De acordo com o MP, no processo dos negócios do lítio, hidrogénio verde e do centro de dados em Sines podem estar em causa os crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e tráfico de influência.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.