Sábado – Pense por si

"Acontecem homicídios após momentos de stalking"

Mariana Branco
Mariana Branco 30 de janeiro de 2019 às 19:08

O PCP apresentou um projeto de lei que visa proibir os perseguidores de contactarem ou de se aproximarem das vítimas antes da fase de julgamento. Há stalkers que alugam casas em frente ao prédio das vítimas.

O que torna alguém um stalker? Fazer um assédio persistente, que se traduz em formas de comunicação e vigilância constantes, sem que a outra pessoa o deseje ou permita. É crime na lei portuguesa mas, segundo o Código Penal, os tribunais só podem proibir os arguidos de contactar com as vítimas após uma condenação – processo que pode demorar vários anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.