Sábado – Pense por si

"Acontecem homicídios após momentos de stalking"

Mariana Branco
Mariana Branco 30 de janeiro de 2019 às 19:08

O PCP apresentou um projeto de lei que visa proibir os perseguidores de contactarem ou de se aproximarem das vítimas antes da fase de julgamento. Há stalkers que alugam casas em frente ao prédio das vítimas.

O que torna alguém um stalker? Fazer um assédio persistente, que se traduz em formas de comunicação e vigilância constantes, sem que a outra pessoa o deseje ou permita. É crime na lei portuguesa mas, segundo o Código Penal, os tribunais só podem proibir os arguidos de contactar com as vítimas após uma condenação – processo que pode demorar vários anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?