
Tempo entre ato da violência doméstica e a denúncia está a reduzir-se
A estratégia tem de passar por não falhar a prevenção e a sensibilização, para ajudar a debelar o problema, e a tomar mais depressa consciência do crime.
A estratégia tem de passar por não falhar a prevenção e a sensibilização, para ajudar a debelar o problema, e a tomar mais depressa consciência do crime.
Alegado casal acusa Pedro Pessanha de abuso sexual da suposta filha menor, em denúncia com incongruências. PGR também abre inquérito por difamação após queixa de Pessanha.
Um homem e uma mulher acusam o dirigente Pedro Pessanha de abuso sexual da filha menor. A queixa terá seguido para o MP, mas o caso tem inconsistências. O deputado diz que a acusação é “hedionda”.
Há uma “falsa calma” que se nota em menos queixas de violência doméstica, avisa Daniel Cotrim da APAV, que antecipa um cenário mais negro com o avançar do período de quarentena
Vinho, moda ou cultura? E que tal pensar sobre o feminsimo, já que domingo é Dia Internacional da Mulher?
Só 152 Câmaras aderiam até agora à rede solidária de municípios para ajudar vítimas de violência doméstica. Em 2018, houve 255 pedidos mas foram atribuídos apenas 31 fogos.
São 15 os projetos de lei sobre violência doméstica que vão ser votados na comissão parlamentar esta terça-feira.
Em dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica, a lista de mulheres assassinadas em 2019 conta com 11 nomes. As pessoas “não querem discursos políticos, não querem cerimónias públicas”, defende Daniel Cotrim, da APAV. São precisas medidas concretas.
As crianças e os jovens, melhor do que ninguém, conhecem as dinâmicas do relacionamento abusivo entre os progenitores, defendeu a APAV.
Responsável pela área na APAV adiantou que há um "desfasamento" entre os Tribunais de Família e Menores.
Ministra da Presidência anunciou dia de luto nacional contra a violência doméstica para o dia 8 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher.
Um homem condenado por violência doméstica conseguiu que o Tribunal da Relação de Lisboa lhe atribuísse a guarda partilhada das crianças que viram a mãe ser agredida.
Há stalkers que alugam casas em frente ao prédio das vítimas.
O homem detido em Alverca por agredir com pontapés e socos na barriga a companheira, grávida em fim de gestação, ficou em liberdade. APAV diz que vítimas de violência domésticas sentem impunidade, medo e culpa.
Daniel Cotrim, da APAV, falou à SÁBADO: "Enquanto continuarmos a viver na ideia de que as mulheres se vêm enfiar na coutada do macho ibérico isto não vai mudar."
Vários suspeitos de violência doméstica voltam a usar a arma devolvida pelas autoridades contra o cônjuge.