Violência contra mulheres. “Ainda há muito caminho por fazer” para reduzir o abuso digital
Jovens entre os 14 e os 16 anos são das que estão mais expostas a violência sexual digital.
Jovens entre os 14 e os 16 anos são das que estão mais expostas a violência sexual digital.
A PSP, entre 2020 e 2024, registou mais de 75.200 ocorrências de violência doméstica.
Julia Wandelt foi ilibada do crime de stalking.
A APAV registou ainda 751 crimes de ameaça e coação, 634 de difamação e injúria 534 crimes sexuais contra pessoas adultas.
Stalking, assédio sexual no trabalho, violência em contextos de intimidade ou de namoro, e assédio em contexto de atividades desportivas ou no decorrer de cuidados médicos, são algumas das situações denunciadas.
A perseguição, também conhecida como stalking, é, com efeito, um crime pouco abordado, mas cujo efeito psicológico nas vítimas é altamente danoso, com consequências que se podem fazer sentir até anos mais tarde.
A podridão também tem um significado social, que corresponde à deterioração moral ou seja, degradação e decadência que a filosofia clássica já apontava e os pensadores, ao longo da história, foram identificando.
Dois docentes foram afastados depois de terem assediado duas alunas no ano letivo 2021/2022. Foi criado um canal de denúncias, mas ninguém o usou.
Desde a semana passada vieram a público, através da partilha de testemunhos, denúncias de casos de violação, abuso sexual e assédio na área da música, em particular no jazz.
Lutar pelo fim da cultura de assédio, de violência sexual e sobretudo de impunidade não será fácil, porque há demasiados interessados em manter tudo como está.
Denúncia de violação contra pianista João Pedro Coelho gerou mais denúncias contra pelo menos 18 pessoas do meio musical.
O termo "cibercrime" abrange uma variedade de atividades ilegais realizadas por meio da internet, incluindo desde ataques a sistemas de informação até fraudes financeiras e roubos de identidade.
Mariana Jones escreve livros infantis. Viu o seu número de telefone ser partilhado nas redes sociais, a fotografia da sua filha bebé a ser divulgada publicamente e é alvo constante da associação Habeas Corpus. Está sob proteção policial.
Viveram cercados por perseguições de carro, esperas à porta de casa, chamadas incessantes, emails e SMS em contínuo. A narrativa da série fenómeno da Netflix (Baby Reindeer) é um retrato fiel da realidade, conforme as vítimas ouvidas pela SÁBADO.
Entre o regresso de uma série "blockbuster", uma novidade que promete dar que falar e uma comédia inglesa que tem passado despercebida - mas que pede atenção -, não faltam opções para ver no sofá.
A correspondência amorosa de Marcello Caetano, antigo presidente do Conselho, com a professora Maria Helena Prieto, que era casada e tinha um filho, faz o tema de capa desta semana. E ainda: histórias de pessoas alvo de perseguidores doentios; entrevista com Macário Correia.