Sábado – Pense por si

Dados dos consulados atrasam apuramento dos resultados, explica o MAI

Às 01h45 desta segunda-feira, estava concluído o apuramento em Portugal mas faltavam apurar nove consulados e atribuir seis mandatos portugueses para o Parlamento Europeu.

O apuramento dos resultados daseleições europeiasde domingo está demorado devido ao atraso na comunicação dos consulados, no estrangeiro, explicou à agênciaLusafonte doMinistério da Administração Interna.

Os resultados continuam a ser comunicados e esta segunda-feira de manhã já foi possível apurar mais dois consulados, acrescentou a mesma fonte, mas o Ministério da Administração Interna remete mais explicações para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Nas europeias de 2014, a noite eleitoral também terminou quando estavam ainda por apurar 17 dos 71 consulados e faltavam atribuir quatro mandatos.

Hoje, às 01h45, estava concluído o apuramento em Portugal mas faltavam apurar nove consulados e atribuir seis mandatos portugueses para o Parlamento Europeu.

Já hoje de manhã, foi atribuído o sétimo mandato ao PS, o eurodeputado Carlos Zorrinho.

Cerca das 10:30, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna correspondentes ao apuramento de 99,78% dos votos, o PS tinha sete eurodeputados eleitos (33,39%), o PSD quatro (21,94%), o BE dois (9,82%), a CDU um (6,88%), o CDS-PP um (6,195) e o PAN também um (5,08%), num total de 16 mandatos atribuídos.

Por atribuir estavam ainda cinco mandatos.

A abstenção estava, à mesma hora, nos 68,4%, nais de dois pontos percentuais acima dos 66,16% de 2014.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!