Sábado – Pense por si

Zelensky: quem escreve o que ele diz?

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 18 de junho de 2023 às 10:00

Presidente ucraniano proferiu centenas de discursos e nos últimos anos nenhum político foi tão ouvido. Podia ter corrido mal, mas não, pelo contrário: vários foram marcantes. Há uma discreta equipa de speechwriters por trás do sucesso, mas o Zelensky tem o papel principal.

Dmytro Lytvyn, cujo nome não dirá nada a praticamente ninguém, descreve-se assim no seu perfil no Twitter: “Acho que já ouviu o que eu escrevi.” E está certo. Porque nenhum político, em anos (ou décadas) recentes foi tão ouvido como Volodymyr Zelensky. O Presidente ucraniano já discursou, presencialmente ou em vídeo, em Westminster, no Senado americano, no Parlamento Europeu, na maioria dos parlamentos da Europa, em manifestações e eventos variados, e literalmente todos os dias numa pequena intervenção para os ucranianos. O que tem isto a ver com o anónimo Lytvyn? É que ele integra a curta equipa que prepara esses discursos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.