Sábado – Pense por si

Zelensky demite comandante da frente leste

Ainda não é conhecida a identidade do substituto. Major-general Eduard Moskaliov foi nomeado em março de 2022.

Volodymyr Zelensky demitiu o comandante-chefe das forças conjuntas ucranianas na frente de Donbass, major-general Eduard Moskaliov.

O decreto, com data de domingo, foi divulgado segunda-feira, não tendo sido indicado quem substituirá o comandante da frente leste.

O presidente nomeara Moskaliov a 15 de março de 2022, após o início da ofensiva russa, e o seu nome surgiu numa lista de oficiais com quem Zelensky debateu a situação militar na passada sexta-feira, 24.

O comandante das forças unificadas dirige todas as unidades militares e de segurança nas províncias de Donetsk e Lugansk e é nomeado pelo presidente por proposta do chefe de Estado-Maior-General das forças armadas, presentemente o tenente-general Serhii Shaptala.

A demissão surge no seguimento da visita, anunciada sábado, do tenente-general Oleksandr Sirskii, comandante das forças terrestres, um dos cinco ramos das forças armadas, a posições ucranianas na zona de Bakhmut.  

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.