Sábado – Pense por si

Um morto e 54 feridos num voo entre Londres e Singapura devido à turbulência

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 21 de maio de 2024 às 12:23
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Avião aterrou de emergência em Banguecoque, na Tailândia. A bordo seguiam 211 passageiros. Britânico de 73 anos terá morrido de ataque cardíaco e há ainda sete pessoas em estado crítico.

Uma pessoa morreu e 54 ficaram feridas devido à turbulência severa num voo que fazia a ligação entre Londres e Singapura, esta terça-feira. O avião da Singapura Airlines acabou por aterrar de emergência em Banguecoque, na Tailândia.

REUTERS/Stringer

Mal se soube da aterragem de emergência, a companhia aérea anunciou a morte de um passageiro e referiu existirem vários feridos. Os media locais davam conta de 30 feridos, mas afinal eram 54, sete deles em estado crítico. A bordo seguiam 211 passageiros e 18 membros da tripulação.

A vítima mortal foi identificada, mais tarde, como sendo um homem britânico de 73 anos, que terá morrido de ataque cardíaco, segundo as primeiras informações dadas pelas autoridades tailandesas em conferência de imprensa, no aeroporto de Banguecoque. O homem viajava com a mulher e esta foi reencaminhada para o hospital, embora o seu estado de saúde não tenha sido reportado.

Em estado grave estão sete dos feridos. Apenas um dos feridos é membro da tripulação, todos os outros são passageiros.

A primeira reação da companhia aérea foi de que a "prioridade" era "dar toda a assistência possível aos passageiros e à tripulação a bordo do avião". "Estamos a trabalhar com as autoridades locais na Tailândia para providenciar a necessária assistência médica."

A carregar o vídeo ...

Segundo a BBC, o Boeing 777-300ER foi desviado para Banguecoque e aterrou às 15h45 locais (8h45 em Lisboa).

Ainda não é claro o que aconteceu a bordo e em que momento terá havido a turbulência. Mas segundo as autoridades tailandesas, os passageiros estava a colocar os cintos de segurança quando o avião foi atingido por turbulência severa. Um especialista em aviação admite à BBC que "ferimentos por turbulência severa são bastante raros, num contexto de milhões de voos operados".

Os dados do FlightRadar revelam que o avião, que estava no ar há 11 horas, caiu de uma altitude de cerca de 37 mil pés para os 31 mil pés em apenas cinco minutos. Estava nesse momento a terminar a travessia do Mar de Andamão, perto da Tailândia.

A carregar o vídeo ...

"De repente, o avião começou a inclinar-se para cima e houve um abanão, por isso comecei a preparar-me para o que estava a acontecer e, muito subitamente, houve uma queda muito dramática, pelo que todas as pessoas sentadas e sem cinto de segurança foram imediatamente lançadas para o teto", disse à Reuters Dzafran Azmir, um estudante de 28 anos que se encontrava a bordo.

"Algumas pessoas bateram com as suas cabeças contra as cabines de bagagem, que ficaram amolgadas. Bateram no lugar onde estão as luzes e as máscaras de oxigénio e atravessaram essa parte."

Notícia atualizada às 14h43 com a indicação da identidade da vítima mortal e o número atualizado de feridos.

Artigos Relacionados

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.