NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Num espaço de três dias esta é já a terceira vez que uma ponte russa colapsa.
Depois de no fim de semana a Rússia ter assistido aodesabamento de duas pontesem solo russo, eis que o cenário se voltou a repetir. A Ucrânia destruiu esta terça-feira (3) a principal ponte rodoviária e ferroviária que ligava a Crimeia à Rússia. Ao que tudo indica, a demolição desta estrutura, com 19 quilómetros de extensão, e que foi inaugurada pelo presidente Vladimir Putin, terá sido resultado de uma explosão subaquática.
X
"Já atingimos a ponte da Crimeia duas vezes - em 2022 e 2023. Hoje, continuamos essa tradição, agora debaixo de água. Nenhuma estrutura ilegal da Federação Russa terá lugar no nosso território", afirmou o tenente-general e diretor do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), Vasyl Maliuk.
Imagens de satélite divulgadas pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) mostram o momento em que a ponte foi destruída. Nesta operação, que implicou vários meses de preparação, foram utilizados 1.100 quilos de explosivos, que foram detonados debaixo de água.
New: Ukraine's SBU security service behind the audacious drone attack deep inside Russia now says it has attacked the Kerch bridge in occupied Crimea in a months-long operation. It says SBU agents "mined the supports" of the bridge with 1,100kg of TNT under the water line and… pic.twitter.com/qbUSdebbJq
— Christopher Miller (@ChristopherJM) June 3, 2025
Segundo o SBU, a ponte está agora "em estado crítico" e os pilares foram "gravemente" danificados. Embora o governo russo tenha suspendido a circulação de veículos, não há vítimas a lamentar.
Este ataque acontece agora dois dias depois de Kiev ter lançado um amplo ataque com drones contra bases aéreas russas - que resultou na destruição de quase 40 aeronaves destinadas a atacar o solo ucraniano. Além disso, acontece três dias depois de outras duas pontes na Rússia terem desabado - um cenário que não foi reivindicado pela Ucrânia, mas que foi classificado pelo Comité de Investigação russo como um "ato de terrorismo".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.