Duas explosões terão provocado o desabamento destas estruturas. Uma empresa ferroviária russa aponta para possível sabotagem ucraniana.
Pelo menos sete pessoas morreram e outras 69 ficaram feridas depois de duas pontes russas, localizadas perto da fronteira com a Ucrânia, terem desabado na noite de sábado. Segundo os serviços de emergência, 47 pessoas - incluindo uma criança - foram transportadas para um hospital.
Moscow Interregional Transport Prosecutor's Office telegram channel via AP
Uma das pontes rodoviárias caiu na região de Bryansk, a 100 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, tendo levado vários camiões pesados a cair sobre um comboio de passageiros em movimento, informou o governador regional. Horas depois, uma segunda ponte desabou na região de Kursk, tendo resultado no descarrilamento de uma locomotiva.
While it seems that Russia is likely prepping the propaganda foundation to blame their Bryansk bridge collapse on Ukraine, a reminder that bridges are constantly collapsing in Russia, not requiring any help from Ukraine at all.
— SPRAVDI — Stratcom Centre (@StratcomCentre) June 1, 2025
Como consequência deste último episódio, o comboio pegou fogo e um maquinista sofreu ferimentos ligeiros na perna, detalhou o governador Alexander Khinshtein. Imagens publicadas nas redes sociais mostram as carruagens destruídas e os passageiros a ajudarem-se uns aos outros.
Two bridges collapsed overnight in Western Russia, one onto a railway track in the Bryansk Oblast which caused a passenger train to crash and derail, killing at least 7 and injuring dozens; while the second bridge collapse occurred in the Kursk Oblast and caused a Russian cargo… pic.twitter.com/TbGb5bjxSV
No local estiveram várias equipas de emergência médica, assim como equipamentos de resgate, avança a agência de notícias russa TASS.
AP Photo
"A causa do desabamento da ponte será determinada. Todos os serviços de emergência estão a trabalhar no local. Estou a manter a situação sob controle", escreveu Khinshtein na rede social Telegram.
Apesar de a causa destes desabamentos ainda ser desconhecida, a procuradoria de transportes inter-regionais de Moscovo informou que já foi aberta uma investigação ao caso. Por enquanto, sabe-se apenas que as duas pontes terão desabado devido a explosões, avançou o Comité de Investigação Russo.
A empresa ferroviária russa Moscow Railway alega que a ponte terá caído como resultado de uma "interferênca ilegal", fazendo com isto menção a uma possível sabotagem ucraniana, mas Kiev ainda não comentou o sucedido. Por apurar fica também a possibilidade de estes dois casos estarem relacionados.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.