Sábado – Pense por si

SpaceX consegue lançar foguetão Starship - que explodiu pouco depois

Foguetão da empresa de Elon Musk não era tripulado. Era suposto fazer um voo de 90 minutos, mas explodiu após o lançamento.

O foguetão Starship da SpaceX de Elon Musk explodiu momentos após ter sido lançado. Não tinha tripulantes.

O foguetão, com 120 metros de comprimento, foi lançado a partir da base de Brownsville, Texas, da SpaceX. O voo deveria durar 90 minutos, mas deu-se uma explosão no céu cerca de quatro minutos depois da descolagem. 

O foguetão subiu, mas o componente Starship não se conseguiu separar do componente Super Heavy, e o veículo deu várias reviravoltas até explodir.

Porém, para a SpaceX foi um teste com sucesso porque o lançamento foi limpo. A Starship foi descrita como o foguetão mais poderoso da história, com o objetivo de enviar pessoas até à Lua e Marte.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.