O vice-primeiro-ministro russo indica que a Europa continua a ser um mercado relevante e que a Rússia está pronta a retomar o fornecimento de gás natural.
A Rússia está pronta a retomar o fornecimento de gás à Europa através do gasoduto Yamal-Europa, indicou domingo o vice-primeiro-ministro russo à agência noticiosa estatal russa TASS, noticia aReuters.
"O mercado europeu continua a ser relevante com a escassez de gás a persistir e temos todas as condições para retomar o fornecimento", indicou Alexander Novak.
E o governante detalhou que "por exemplo, o gasoduto Yamal-Europa, que foi suspenso por razões políticas, continua sem ser utilizado".
O gasoduto Yamal-Europa normalmente abastece gás ao Ocidente mas foi praticamente suspenso desde dezembro de 2021, quando a Polónia deixou de comprar gás russo e passou a abastecer-se com gás armazenado na Alemanha.
Em maio passado, Varsóvia cessou o acordo com a Rússia depois de recusar a exigência de Moscovo de que o gás fosse pago em rublos.
Em resposta, a estatal russa Gazprom cortou o abastecimento e indicou que não poderia continar a exportar gás através da Polónia após Moscovo ter imposto sanções à empresa que detém a parte polaca do gasoduto.
Novak reiterou também que o Kremlin está a discutir aumentar a oferta de gás através da Turquia após a criação de um "hub" naquele país.
O responsável revelou que Moscovo estima fechar 2022 com 21 mil milhões de metros cúbicos (bcm) de gás natural liquefeito (GNL) exportados para a Europa.
"Este ano fomos capazes de aumentar significativamente o fornecimento de GNL à Europa. Nos primeiros 11 meses aumentaram para 19,4 bcm e esperamos terminar o ano com 21 bcm exportados", indicou.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.