Sábado – Pense por si

Rússia trava fornecimento de gás à Dinamarca

Leonor Riso
Leonor Riso 31 de maio de 2022 às 17:28
As mais lidas

Duas empresas não pagaram em rublos como exigido pela Rússia. Fornecimento só será restabelecido quando tal ocorrer, indica a Gazprom.

A empresa russa Gazprom anunciou que vai cortar o fornecimento de gás às empresas Orsted e Shell Energy da Dinamarca depois de ambas as empresas não terem pago o gás em rublos. 

O corte terá efeitos a partir de 1 de junho. 

REUTERS/Dado Ruvic

A Rússia já cortou o fornecimento de gás à Polónia, Bulgária, Finlândia e Países Baixos, por também terem recusado pagar em rublos através de contas que teriam que ser abertas em bancos russos. 

Esta segunda-feira, a Orsted indicou que a Gazprom podia parar com o fornecimento, mas tal não poria em risco as reservas de gás da Dinamarca. 

A Shell Energy Europe também não aceitou o pagamento em rublos pelo gás que é entregue à Alemanha. O contrato estipulava um fornecimento de 1.2 mil milhões de metros cúbicos anuais. 

Segundo a Gazprom, as duas empresas falharam e as entregas só serão restabelecidas quando pagarem de acordo com as exigências russas. 

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.