Sábado – Pense por si

Rússia trava fornecimento de gás à Dinamarca

Duas empresas não pagaram em rublos como exigido pela Rússia. Fornecimento só será restabelecido quando tal ocorrer, indica a Gazprom.

A empresa russa Gazprom anunciou que vai cortar o fornecimento de gás às empresas Orsted e Shell Energy da Dinamarca depois de ambas as empresas não terem pago o gás em rublos. 

O corte terá efeitos a partir de 1 de junho. 

REUTERS/Dado Ruvic

A Rússia já cortou o fornecimento de gás à Polónia, Bulgária, Finlândia e Países Baixos, por também terem recusado pagar em rublos através de contas que teriam que ser abertas em bancos russos. 

Esta segunda-feira, a Orsted indicou que a Gazprom podia parar com o fornecimento, mas tal não poria em risco as reservas de gás da Dinamarca. 

A Shell Energy Europe também não aceitou o pagamento em rublos pelo gás que é entregue à Alemanha. O contrato estipulava um fornecimento de 1.2 mil milhões de metros cúbicos anuais. 

Segundo a Gazprom, as duas empresas falharam e as entregas só serão restabelecidas quando pagarem de acordo com as exigências russas. 

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.