Sábado – Pense por si

Reféns. Uma corrida contra o tempo e o desespero

Margarida Davim
Margarida Davim 02 de novembro de 2023 às 20:00

O mais novo dos reféns israelitas terá 9 meses, os mais velhos são octogenários. Vários são pacifistas. Todos têm familiares envolvidos em campanhas para os resgatar, mas o país divide-se sobre qual é a melhor forma de os tirar de Gaza com vida.

A câmara mostra três mulheres, sentadas em frente a uma parede de azulejos brancos. Apenas uma delas fala. Em hebraico, num tom exaltado, dirige-se a Benjamin Netanyahu, pedindo-lhe que aceite libertar cinco mil prisioneiros palestinianos em troca da libertação dos estimados 228 reféns israelitas que estão nas mãos do Hamas desde o ataque de 7 de outubro. O vídeo foi divulgado esta segunda-feira na rede social X e, poucos minutos depois de ser publicado, o jornalThe Times of Israelreferia-se-lhe como “propaganda do Hamas” e frisava que estava por apurar a identidade das mulheres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.