Sábado – Pense por si

"Não há nenhum lugar em Israel que seja seguro." Famílias de reféns luso-israelitas pedem ajuda a Portugal

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 06 de dezembro de 2023 às 16:56

As famílias de Tsachi Idan, Idan Shtivi e Eli Sharaby, três portugueses que continuam reféns do Hamas estão em Portugal para “pedir ao governo português que tome responsabilidade pelos seus cidadãos”.

O luso-israelita Eli Sharaby, a sua mulher, Nira Sharaby, e as três filhas do casal dormiam na noite de 7 de outubro num kibutz perto da Faixa de Gaza quando os militantes do Hamas entraram em sua casa. Foram apanhados completamente de surpresa, relata a própria Nira Sharaby, em Portugal devido a uma conferência de imprensa com os familiares de reféns luso-israelitas sob jugo do Hamas. "Os terroristas destruíram os telemóveis e arrastaram-nos para fora de casa, ouvimos imensos tiros e vimos dois deles a amarrarem as mãos de Eli e a levarem-no para um carro".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.