Sábado – Pense por si

Presidente da Câmara de Istambul vai candidatar-se às presidenciais da Turquia

Lusa 24 de março de 2025 às 09:43
As mais lidas

Ekrem Imamoglu passou a primeira noite na prisão em Silivri, a oeste de Istambul, depois de ter sido formalmente destituído do cargo no domingo, acusado de corrupção.

O presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, suspenso do cargo e preso no domingo, foi oficialmente nomeado candidato às próximas eleições presidenciais, previstas para 2028.

O Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), principal força da oposição, realizou no domingo eleições primárias em que Imamoglu - principal opositor ao Presidente Recep Tayyip Erdogan -, foi o único candidato.

Ekrem Imamoglu passou a primeira noite na prisão em Silivri, a oeste de Istambul depois de ter sido formalmente destituído do cargo no domingo, acusado de corrupção.

O autarca e dirigente político negou as acusações. 

"Estou aqui. Tenho uma camisa branca vestida e não a vão poder sujar. O meu pulso é forte e não o vão conseguir torcer. Não vou recuar nem um milímetro. Vou ganhar esta guerra", afirmou Iamamoglu numa mensagem enviada pelos advogados de defesa.

As acusações e a prisão de Imamoglu provocou protestos na Turquia tendo sido convocadas hoje novas manifestações em todo o país.

REUTERS/Dilara Senkaya/File Photo
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.