Têm 19, 17 e 15 anos. Um deles jurou lealdade ao Estado Islâmico e terá abandonado o seu emprego por causa de "grandes planos". Outro arranjou trabalho na empresa que prestava serviços ao estádio onde iria atuar a cantora e o último era austríaco com ascendência turca.
A preparação de um possível ataque terrorista em Viena levou na quarta-feira aocancelamento de três concertos de Taylor Swift, agendados para os dia 8, 9 e 10 de agosto, no estádio Ernest Happel.
REUTERS/Kim Kyung-Hoon
"Dada a confirmação por funcionários do governo de que estava a ser planeado um ataque terrorista no estádio Ernest Happel, não nos resta outra opção senão cancelar os concertos, garantindo a segurança de todos", referiram no mesmo dia os organizadores do espetáculo em comunicado.
As autoridades detiveram na quarta-feira dois suspeitos de estarem a preparar ataques islamistas em larga escala, na capital austríaca, sem terem revelado a identidade dos mesmos, e sabe-se agora que há um terceira pessoa na lista de suspeitos. De acordo com o jornal austríaco Kurier, pretendiam conduzir um carro em direção à multidão que era esperada no exterior do estádio e ponderavam também recorrer a facas e machados.
O jovem de 19 anos
Um jovem de 19 anos, com raízes da Macedónia do Norte, foi detido na madrugada de quarta-feira durante uma operação policial à sua casa em Ternitz - uma cidade perto da fronteira com a Hungria. Suspeita-se que estaria a conspirar para matar os fãs que se encontrassem na parte exterior do estádio, durante o concerto de Taylor Swift.
Durante as buscas à sua casa, a polícia austríaca apreendeu várias substâncias e ferramentas usadas para construir bombas, bem como propaganda do Estado Islâmico, 21 mil euros em dinheiro falsificado, catanas, facas e cartuchos de festim (munição destinada a combates simulados). Os produtos químicos terão sido roubados do seu antigo local de trabalho - uma empresa de processamento de metal localizada em Ternitz - indicou Kurie, citando fontes familiarizadas com o caso.
Segundo as autoridades de segurança, o jovem terá jurado lealdade ao Estado Islâmico. Na Internet terá ainda publicado um vídeo onde confessava o seu envolvimento neste episódio, que poderia ter terminado de forma trágica.
Simpatizante do grupo terrorista islâmico Al Qaeda, sabe-se que o jovem terá largado o seu emprego a 25 de julho, depois de informar algumas pessoas que "tinha grandes planos", informou o chefe de segurança pública, Franz Ruf, aos jornalistas esta quinta-feira. Um vizinho acrescentou ainda à emissora austríaca Plus24, que o rapaz se mantinha reservado e que havia deixado crescer a "barba talibã".
O rapaz de 17 anos
Um cidadão austríaco, de 17 anos, e com raízes turco-croatas foi preso em Viena na tarde de quarta-feira.
O jovem terá arranjado um emprego na empresa, que prestava serviços no estádio, poucos dias antes. Estaria agora a trabalhar de forma visível no Estádio Ernst Happel, onde iriam ocorrer os concertos de Taylor Swift.
Segundo Franz Ruf, o rapaz, que parece ter-se radicalizado, já era conhecido das autoridades. Sabe-se ainda que havia terminado recentemente a sua relação com a então namorada.
A sua participação no possível atentado ainda não está comprovada, visto que não prestou qualquer depoimento à polícia. Contudo, as autoridades garantem que terá tido um amplo contacto com o principal suspeito - o jovem de 19 anos.
O adolescente de 15 anos
O terceiro e último suspeito era também ele um cidadão austríaco, mas com ascendência turca.
Durante o interrogatório confessou que o principal suspeito mudou consideravelmente nos últimos meses e também fazia questões regulares acerca de dispositivos para acender explosivos, avançaram as autoridades.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro