Sábado – Pense por si

Morreu o embaixador da Colômbia em Portugal

Lusa 08 de agosto de 2024 às 17:10
As mais lidas

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte do embaixador e enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo colombiano, na qual transmitiu aos familiares do diplomata "pesar e solidariedade" em seu nome e no do povo português.

O embaixador da Colômbia em Portugal, José Fernando Bautista, morreu esta quinta-feira em Lisboa, anunciou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país numa publicação na rede social X.

DR

"Com grande pesar devo informar que o nosso embaixador em Portugal José Fernando Bautista acaba de morrer em Lisboa. Uma perda para a política externa do governo que nos dói profundamente", escreveu na rede X o vice-ministro colombiano, Jorge Rojas Rodriguez.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do embaixador e enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo colombiano, na qual transmitiu aos familiares do diplomata "pesar e solidariedade" em seu nome e no do povo português.

"Neste momento de consternação, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recordou com muito apreço o profissionalismo, dinamismo e elevadas qualificações diplomáticas do Embaixador José Fernando Bautista, bem como, muito especialmente, os seus esforços empenhados em prol do aprofundamento e do reforço dos laços de amizade e cooperação entre Portugal e a Colômbia, desde o início da sua missão em Lisboa em 2023", lê-se numa nota oficial do Palácio de Belém.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.