Sábado – Pense por si

Trump: Procuradores contra divulgação das provas que levaram às buscas

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 16 de agosto de 2022 às 11:00

Mandado foi divulgado na sexta-feira, mas o documento onde estão as provas que levaram às buscas mantém-se secreto. Identidade das testemunhas é um dos argumentos usados pelos procuradores. Trump mantém tese de perseguição a um opositor político.

O Departamento de Justiça dos EUA defendeu que a divulgação da declaração juramentada, documento que contém as provas que levaram às buscas na mansão de Donald Trump na Flórida, na semana passada, iria causar "danos irreparáveis" na investigação. Assim, defendeu em tribunal que quer manter estas provas em sigilo judicial e longe dos olhares públicos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.