Sábado – Pense por si

Nova proposta de cessar-fogo em Gaza inclui trégua de 40 dias

Leonor Riso
Leonor Riso 29 de abril de 2024 às 14:45
As mais lidas

Milhares de prisioneiros palestinianos podem ser trocados por reféns israelitas, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

A proposta de cessar-fogo apresentada ao Hamas inclui uma trégua de 40 dias e a libertação de potencialmente milhares de prisioneiros palestinianos em troca da libertação de reféns israelitas, adiantou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico David Cameron.

REUTERS/Shannon Stapleton

"Espero que o Hamas aceite este acordo e francamente, toda a pressão e os olhos do mundo devem estar neles a dizer 'Aceitem este acordo'", detalhou David Cameron durante uma reunião do Fórum Económico Mundial em Riade, Arábia Saudita.

O ministro britânico considerou ainda a proposta "muito generosa".

As conversações sobre um cessar-fogo entre Israel e o Hamas estão a ser lideradas desde janeiro pelos EUA, Egito e Qatar, com outros países envolvidos.

Uma delegação do Hamas encontra-se no Cairo para discutir a proposta e a resposta de Israel à mesma. Israel já confirmou que aceita uma trégua temporária para troca de prisioneiros por reféns. Mas o Hamas afirma que só aceita um cessar-fogo permanente que acabe com a guerra e que inclua a retirada das tropas israelitas de Gaza.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.