Sábado – Pense por si

Netanyahu diz ter eliminado o líder do Hamas Mohammed Sinwar

Luana Augusto
Luana Augusto 28 de maio de 2025 às 14:58
As mais lidas

Mohammad Sinwar era irmão do antigo líder do grupo, Yahya Sinwa, que também foi morto pelas forças israelitas no ano passado.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse esta quarta-feira ter eliminado na Faixa de Gaza o líder do Hamas, Mohammad Sinwar - um dos terroristas mais procurados e irmão do antigo líder do grupo Yahya Sinwar, também morto. A notícia está a ser avançada pela agência de notícias Reuters.

Gaza vista de Israel
Gaza vista de Israel AP Photo/Ohad Zwigenberg)

Mohammad Sinwar foi elevado ao mais alto escalão do grupo militante palestiniano no ano passado, depois das forças israelitas terem aniquilado o seu irmão.

Yahya Sinwar foi o responsável pelo ataque de 7 de outubro de 2023, mas só mais tarde é que foi nomeado líder do Hamas, quando Israel matou o seu antecessor Ismail Haniyeh, que se encontrava no Irão.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.