Sábado – Pense por si

À segunda foi de vez. Merz eleito chanceler alemão

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 06 de maio de 2025 às 09:51
As mais lidas

Líder da CDU falhou eleição na votação da manhã, mas acabou eleito esta tarde. Chanceler tinha de reunir 316 votos, de manhã só conseguiu 310. Na segunda votação conquistou 325 votos.

Depois de ter falhado a eleição na primeira tentativa - o que aconteceu pela primeira vez na história -, o líder conservador Friedrich Merz foi esta terça-feira à tarde aprovado como chanceler alemão pelo parlamento.

AP Photo/Markus Schreiber

O resultado da primeira votação foi uma surpresa, uma vez que estava estabelecido o acordo de governação entre conservadores e social-democratas. Merz, da coligação CDU/CSU, ganhou as eleições federais de fevereiro e desde então negociou um acordo de governação com o SPD de centro-esquerda, de forma a deixar de fora a extrema-direita AfD.

Na primeira votação para a confirmação da sua tomada de posse, o conservador conseguiu apenas 310 votos, dos 316 necessários, na câmara baixa do parlamento. À tarde, na votação que lhe deu a eleição conquistou 325 votos (a coligação CDU e SPD daria 328 votos), registando-se ainda três nulos, 289 contra e uma abstenção.

Notícia atualizada às 15h20 com a eleição de Merz na segunda votação.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.