O papamóvel foi doado pelo presidente da Autoridade Palestiniana na visita de Francisco em 2014, e agora vai dar apoio médico a crianças em Gaza afetadas pelo bloqueio de ajuda humanitária e os ataques israelitas.
Em 2014 o Papa Francisco visitou a Cisjordânia e Belém, atravessando o local de nascimento de Jesus no seu papamóvel, de onde saudou milhares de fiéis. Agora, o veículo vai ser transformado numa unidade móvel de saúde para crianças na Faixa de Gaza.
Papa Francisco CirsjordâniaAP Photo/Andrew Medichini, Pool
Foi uma iniciativa aceite por Francisco meses antes da sua morte, demonstrando o seu compromisso para com o povo palestiniano, que tem apoiado e defendido, indica a Cáritas Jerusalém.
Segundo o site de notícias do Vaticano, a ideia terá vindo da Cáritas, e o veículo será doado à Cáritas Jerusalém, a organização católica em que o Papa confiou "nos seus últimos meses de vida". "Era o seu último desejo para as pessoas a quem tinha demonstrado tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, especialmente nos últimos anos", diz a publicação.
No papamóvel serão instalados equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, vacinas, e outro material para salvar vidas. Também contará com médicos e profissionais de saúde, "assim que a ajuda humanitária em Gaza for restabelecida".
Numa declaração feita por Peter Brune, o secretário-geral da Cáritas da Suécia explica que "este não é apenas um veículo, é uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças em Gaza".
Além de Francisco ter sido um ávido apoiante do cessar-fogo em Gaza e da distribuição de ajuda humanitária, o Sumo Pontífice também realizou videochamadas frequentes com a paróquia em Gaza, e chamou à atenção para as crianças mortas nos ataques israelitas. Apelou ainda para a libertação de reféns israelitas e condenou o ataque do Hamas, no sul de Israel a 7 de outubro de 2023.
O papamóvel foi doado pelo presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, para a visita de Francisco à região.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a agência israelita responsável pela entrada de ajuda na faixa, COGAT, ainda não confirmou se tencionava permitir a entrada no papamóvel no enclave. Recentemente, as autoridades israelitas retomaram a entrada de ajuda humanitária em Gaza, que esteve bloqueada durante cerca de dois meses.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.