Epicentro registou-se a 80 quilómetros da costa de Aomori
Um sismo de 7.2 na escala de Richter, depois corrigido para 7.6, atingiu esta segunda-feira o Japão provocando um tsunami de até 40 centímetros no norte do país. Anteriormente as autoridades nipónicas emitiram um alerta tsunami, antevendo ondas até aos três metros.
Autoridades do Japão emitiram um alerta de tsunamiAP
O epicentro foi localizado a 80 quilómetros da costa de Aomori e o abalo sentido em várias regiões a norte e leste do país.
Segundo a emissora de rádio e televisão nacional NHK, citada pela agência noticiosa norte-americana Associated Press, as centrais nucleares da região já terão realizado verificações de segurança. O mesmo meio relata que várias pessoas ficaram feridas num hotel na cidade de Hachinohe, em Aomori.
Aos jornalistas a primeira-ministra Sanae Takaichi revelou que o governo japonês já criou um grupo de trabalho de emergência de forma a avaliar a extensão dos danos. "Estamos a colocar a vida das pessoas em primeiro lugar e a fazer tudo o que podemos", garantiu.
Os serviços ferroviários na zona foram suspensos. Testemunhas falam num abalo que se terá prolongado por 30 segundos.
O Japão é um país habituado a grandes sismos. O país está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica. O pior sismo da história recente do Japão foi o de Tohoku, de magnitude 9,1, em 2011, que desencadeou um grande tsunami e um desastre nuclear em Fukushima.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Numa altura em que o mundo está cada vez mais competitivo, com produtos e serviços semelhantes, as características destes mesmos produtos ou serviços deixam de ter uma maior relevância na escolha do cliente. O que mais influencia a decisão do cliente é a pessoa que o vende.