A polícia espanhola deteve três pessoas que se dedicavam a enganar e roubar as suas vítimas.
As autoridades espanholas desmantelaram um grupo criminoso especializado num tipo de roubos com o método do "pacote chileno", que consiste em deixar cair um grande maço de supostas notas para partilhar com a vítima, que afinal acaba roubada.
O grupo, que era composto por dois homens e uma mulher, selecionava as suas vítimas, normalmente mulheres, nas ruas da capital com uma grande afluência de pessoas. Deixavam cair no chão o tal "pacote chileno", um envelope unido com elástico, que deixava à vista uma fotocópia de uma nota.
Um dos autores do crime, que fingia ter também visto o pacote, abordava a vítima para ganhar a sua confiança e deslocar-se para um local remoto, onde iriam partilhar o dinheiro.
Um outro elemento do grupo deslocava-se ao local, acusava a vítima de lhe tirar o dinheiro, e exigia ver a carteira para verificar se não tinha o envelope. Neste momento, roubavam os objetos de valor da vítima. Os criminosos partiam para a violência se as vítimas se apercebessem que estavam a ser enganadas.
A investigação teve início em junho, após a polícia detetar um aumento do número de queixas em que as vítimas afirmavam ter sido assaltadas com recurso a esta técnica, informou a polícia de Madrid num comunicado.
Os agentes contabilizaram um total de 12 roubos, a sua maioria cometidos na cidade de Madrid entre março e julho.
A 20 de julho a polícia localizou e prendeu os dois homens quando estes planeavam cometer outro assalto. No momento da detenção, transportavam consigo o "pacote chileno". A 10 de agosto, prenderam o último membro do grupo.
Os detidos são acusados de pertencer a um grupo criminoso, de roubo e de furto. Um dos detidos tinha um mandado de captura por um crime semelhante em Alcalá de Henares, em maio.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres