Sábado – Pense por si

Israel está pronto para retomar combates “a qualquer momento”

Lusa 23 de fevereiro de 2025 às 17:07
As mais lidas

O cessar-fogo está em vigor há pouco mais de um mês.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse heste domingo que o exército está pronto para retomar os combates "a qualquer momento" na Faixa de Gaza, onde um frágil cessar-fogo está em vigor há pouco mais de um mês.

"Estamos prontos para retomar os combates intensos a qualquer momento, os nossos planos operacionais estão prontos", disse Netanyahu num discurso a uma nova classe de oficiais em Holon, transmitido ao vivo.

"Em Gaza, eliminámos a maior parte das forças organizadas do Hamas. Alcançaremos plenamente os objetivos da guerra, seja através de negociações ou de outros meios", acrescentou.

A trégua entrou em vigor a 19 de janeiro, depois de mais de 15 meses de uma guerra desencadeada pelo ataque do movimento islâmico palestino Hamas, em 07 de outubro de 2023, em solo israelita e que devastou a Faixa de Gaza.

A primeira fase do acordo de cessar-fogo, que prevê três fases para conduzir ao fim definitivo da guerra, deverá terminar a 1 de março.

REUTERS/Amir Cohen
Artigos Relacionados

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.