Sábado – Pense por si

Eleições na Alemanha. Sondagens dão vitória aos conservadores

CDU de Merz terá obtido 29% dos votos. Extrema-direita ficou em segundo lugar.

A Alemanha foi este domingo (23) a eleições para eleger o próximo chanceler. Fechadas as urnas, as primeiras sondagens, entretanto divulgadas, deram vitória à CDU de Friedrich Merz, com 29% dos votos.

REUTERS/Kai Pfaffenbach

Segundo estas projeções, o segundo lugar pertence ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 19,5% dos votos. Segundo a líder do partido Alice Weidel, trata-se de um "resultado histórico".

Já o Partido Social-Democrata (SPD) do chanceler Olaf Scholz terá ficado em terceiro lugar com 16% dos votos. Enquanto isso, os Verdes obtiveram 13,5% dos votos e a esquerda (Die Linke), recebeu 8,5%.

Para que o partido de Friedrich Merz forme governo é preciso aliar-se agora à AfD ou ao SPD, contudo, tais alianças com a extrema-direita já haviam sido recusadas.

Quase 60 milhões de alemães foram este domingo chamados às urnas para escolherem o próximo chanceler da Alemanha. Até às 13h já 52% dos eleitores tinham votado.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.