Sábado – Pense por si

Eleições na Alemanha. Sondagens dão vitória aos conservadores

Luana Augusto
Luana Augusto 23 de fevereiro de 2025 às 17:12
As mais lidas

CDU de Merz terá obtido 29% dos votos. Extrema-direita ficou em segundo lugar.

A Alemanha foi este domingo (23) a eleições para eleger o próximo chanceler. Fechadas as urnas, as primeiras sondagens, entretanto divulgadas, deram vitória à CDU de Friedrich Merz, com 29% dos votos.

REUTERS/Kai Pfaffenbach

Segundo estas projeções, o segundo lugar pertence ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 19,5% dos votos. Segundo a líder do partido Alice Weidel, trata-se de um "resultado histórico".

Já o Partido Social-Democrata (SPD) do chanceler Olaf Scholz terá ficado em terceiro lugar com 16% dos votos. Enquanto isso, os Verdes obtiveram 13,5% dos votos e a esquerda (Die Linke), recebeu 8,5%.

Para que o partido de Friedrich Merz forme governo é preciso aliar-se agora à AfD ou ao SPD, contudo, tais alianças com a extrema-direita já haviam sido recusadas.

Quase 60 milhões de alemães foram este domingo chamados às urnas para escolherem o próximo chanceler da Alemanha. Até às 13h já 52% dos eleitores tinham votado.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro