Na cidade de Maui já foi decretado estado de emergência.
Na ilha de Maui, no Havai, várias pessoas tiveram de se atirar ao mar para escapar ao fogo. De acordo com aCBS News, esta terça-feira, cerca de meia dúzia de populares tiveram de ser resgatados do oceano perto da cidade turística de Lahaina.
Clint Hansen of Maui Real Estate Radio / REUTERS
Na região há várias estradas cortadas e são muitas as zonas que tiveram de ser evacuadas. Por precaução, as autoridades emitiram ainda um alerta a apelar para que todos aqueles que não estão em zonas de risco que não abandonem as suas casas de forma a evitar o aumento do trânsito.
Sylvia Luke, governadora do Havai, confirmou numa entrevista àCNNque os hospitais da ilha já se encontram "sobrecarregados com pacientes queimados e com problemas de respiração", mas não avançou um número atualizado de feridos. Ainda assim, a imprensa local tem noticiado que alguns pacientes já estão a ser enviados para hospitais noutras ilhas, como em Oahu.
As dificuldades ao socorro têm sido muitas, não apenas pelo fogo mas também pela falta de rede na ilha uma vez que o Maui se encontra sem serviço de emergência nem rede telefónica.
De acordo com o Serviço de Meteorologia do Havai, a ilha está a ser afetada pelo furacão Dora, de categoria 4 e que passa a cerca de 800 quilómetros do arquipélago. O fenómeno é responsável por rajadas de vento superiores a 100 km/h o que está a dificultar o combate às chamas.
Até ao momento ainda não foi divulgado o número de estruturas ou pessoas afetadas pelos incêndios, mas as autoridades dizem já ter aberto quatro abrigos para albergar quem precise.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.
Os governos devem instituir burocracias de inovação, constelações de organizações públicas que criam, fazem, financiam, intermedeiam e regulam inovação, suportando a estabilidade ágil do Estado empreendedor.
Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.