Sábado – Pense por si

Hamas diz ter respondido à proposta de cessar-fogo dos EUA

Acordo prevê a libertação de 10 reféns vivos e 18 corpos, em troca da libertação de prisioneiros palestinianos por parte de Israel.

O Hamas informou este sábado que já respondeu à proposta de cessar-fogo apresentada pelo enviado especial dos EUA, Steve Witkoff.

REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Segundo a agência de notícias Reuters, o grupo palestiniano afirmou em comunicado que, como parte do acordo, libertará 10 reféns vivos e 18 corpos. Em troca Israel terá de libertar vários prisioneiros palestinianos.

"Esta proposta visa alcançar um cessar-fogo permanente, a retirada da Faixa de Gaza e garantir o fluxo de ajuda ao nosso povo e às nossas famílias na Faixa de Gaza", lê-se no comunicado do Hamas.

Nesta declaração o grupo não mencionou quaisquer mudanças na proposta, no entanto, uma autoridade palestiniana familiarizada com as negociações disse à Reuters que o Hamas procurou fazer algumas alterações.

Os meios de comunicação sociais israelitas já haviam noticiado no início desta semana que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, terá aceitado o acordo proposto por Witkof.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro