Em França, foi prolongado o desligamento de um reator nuclear e em Itália, foram emitidos avisos aos turistas.
Até ao fim da semana, Itália e França serão afetadas por uma onda de calor que traz temperaturas até 40ºC e levou à emissão de alertas vermelhos, os mais altos na escala. Desta forma, a circulação de pessoas na rua em Itália ou os eventos públicos em França durante o dia são desaconselhados.
REUTERS/Claudia Greco
Em França, espera-se que quatro regiões do sul sejam afetadas por tempo muito quente, com os termómetros a bater nos 41ºC no vale de Rhône. Sob este alerta, não se podem realizar eventos desportivos ou culturais e os edifícios públicos são encerrados caso necessário. As regiões de Rhône, Drome, Ardeche e Haute-Loire são abrangidas pelo alerta vermelho, mas metade do país pode atingir temperaturas entre os 35 e os 38ºC.
A empresa energética EDF vai manter o seu reator nuclear Golfech 2, no sul de França, parado porque a água do rio usada para o arrefecimento ultrapassou as temperaturas máximas. Já se tinham verificado problemas técnicos que causaram o seu encerramento a 27 de março. Apesar de se prever que fosse colocado a funcionar no domingo, 27, o prazo foi atrasado.
Já em Itália, são 16 as cidades sob alerta vermelho devido a temperaturas até 40ºC acompanhadas de grande humidade. Entre as 10 e as 18 horas, as pessoas devem ficar dentro de casa, o que também se aplica aos turistas. O norte e o centro serão mais afetados, com Roma e Milão na lista das cidades sob alerta vermelho.
O calor é trazido pelo anticiclone Nero, batizado com o nome do imperador a quem foi imputada a responsabilidade pelo grande incêndio de Roma, em 64 d.C. Só no fim da semana é que deverá haver um abrandamento das temperaturas mas são esperadas tempestades e ventos fortes.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.