Ex-monarca foi retratado com uma espingarda na mão a atirar sobre o urso símbolo da capital espanhola.
Desde meados do século XX que a estátua del Oso Y El Madroño é apontada como o ex-líbris da praça Puerta del Sol, em Madrid. Um simpático urso apoiado numa árvore - que representa o escudo de armas da capital espanhola - tornou-se numa das esculturas mais fotografadas de Espanha mas esta semana, por breves minutos, o protagonista da praça foi outro.
Redes Sociais / Twitter
De forma inesperada apareceu uma estátua do monarca emérito espanhol Juan Carlos a disparar sobre o animal. O objeto artístico, da autoria do chileno Nicolás Miranda, foi considerado pela imprensa espanhola como uma crítica, quase em tom de sátira, ao ex-rei de Espanha.
A estátua de poliuretano esteve em exposição apenas por dez minutos – uma vez que foi rapidamente retirada pela polícia – mas acabou por ser partilhada nas redes sociais e na imprensa espanhola.
A carregar o vídeo ...
O ato artístico trouxe de volta ao debate público as controvérsias associadas ao monarca, principalmente relacionadas com o seu amor pela caça.
Isto porque em 2006, durante uma visita à Rússia, surgiram notícias que o rei tinha matado a tiro um urso enquanto se encontrava bêbado. O Palácio Real sempre negou tais acusações, mas em 2012 acabaram por ser divulgadas imagens de Juan Carlos a pousar em frente a um elefante morto no Botswana.
O ex-monarca também não conseguiu escapar aos escândalos financeiros, encontrando-se a viver nos Emirados Árabes Unidos desde que foi acusado de fraude fiscal. Em 2014, depois de 39 anos no trono, abdicou do cargo para o seu filho Filipe VI de Espanha.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.