Sábado – Pense por si

Coreia do Norte lança mísseis e ameaça continuar com os testes de armamento

06 de agosto de 2019 às 13:21
As mais lidas

O ressurgimento da tensão na península coreana parece comprometer ainda mais o processo diplomático entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos iniciado em 2018.

A Coreia do Norte ameaçou esta terça-feira realizar mais testes de armas depois de disparar novos mísseis, no quarto ensaio em 12 dias, e ainda denunciou o início de exercícios militares entre Seul e Washington.

O ressurgimento da tensão na península coreana parece comprometer ainda mais o processo diplomático entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos iniciado em 2018.

A Coreia do Norte referiu que as manobras militares entre os Estados Unidos e os sul-coreanos, que começaram na segunda-feira na Coreia do Sul, foram uma "flagrante violação" dos esforços de paz e refletiram a falta de "vontade política".

Os exercícios militares inevitavelmente provocaram a fúria do regime norte-coreano, mas é raro que Pyongyang realize testes de mísseis durante essas manobras.

A velocidade com que as autoridades norte-coreanas anunciaram os novos testes de armas é também fora do comum, pois normalmente esperam 24 horas para fazer o anúncio.

A Coreia do Norte disparou na província de Hwanghae do Sul, na costa oeste do país, "dois projéteis suspeitos de serem mísseis balísticos de curto alcance", informou o Estado-Maior Conjunto Sul-Coreano (JCS) num comunicado.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.