Sábado – Pense por si

Al-Jolani, o líder jihadista que quer convencer o mundo do contrário

Leonor Riso
Leonor Riso 09 de dezembro de 2024 às 07:00

Filho de uma professora e de um economista, ligou-se ao jihadismo depois de a família o afastar de uma mulher. Esteve preso numa incubadora de terroristas e agora, apresenta-se como um conciliador. Será?

QO futuro é nosso." Abu Mohammed al-Jolani, líder do maior grupo da oposição ao regime de Bashar al-Assad, não demorou a dar essa garantia momentos após a conquista de Damasco, em declarações lidas na televisão. Dias antes, o também fundador do Hayat Tahrir Al Sham (HTS) fora filmado na cidadela de Alepo, a primeira cidade a cair sob seu domínio na ofensiva contra as tropas do governo deixadas sozinhas pela Rússia e pelo Irão. De farda militar e barba aparada, o homem que no vídeo proíbe os combatentes de entrar em casas alheias e lhes pede para protegerem o povo em nada se assemelha ao jihadista da Al-Qaeda de há 10 anos que, de cara tapada, prometeu fazer respeitar a lei islâmica na Síria. Trata-se de uma mudança que, asseguram os analistas, só aconteceu para aproximar al-Jolani do poder numa busca que dura há largos anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.