Médio Oriente: Damasco e Curdos anunciam acordo global
As novas autoridades islamistas, que derrubaram Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, pondo fim a uma longa guerra civil, estão determinadas a estender sua autoridade a toda a Síria.
As novas autoridades islamistas, que derrubaram Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, pondo fim a uma longa guerra civil, estão determinadas a estender sua autoridade a toda a Síria.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para decidir novas sanções à Rússia e aos responsáveis pela repressão no Irão, devendo também discutir a situação na Síria, Palestina e República Democrática do Congo.
Foram registados um total de 1.348 ataques a instalações médicas, que resultaram na morte de 1.981 pessoas, em 2025. O Sudão do Sul foi o país mais afetado.
Presidente dos EUA vai reunir-se hoje com Mark Rutte, secretário-geral da NATO, em Davos na Suíça, para discutir a questão da Gronelândia.
Segundo o comunicado, "os dois presidentes afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio".
Militares dos Estados Unidos realizaram uma visita a uma área do norte da Síria controlada por forças curdas, numa demonstração de apoio contínuo às tropas locais enfrentando grupos extremistas e outras milícias.
O pontificado de Leão XIV dá sinais de pretender levar a igreja católica a assumir um papel cada vez mais relevante como bastião contra a radicalização autoritária do trumpismo.
A notícia está a ser avançada pela Fox News. A Casa Branca quer impedir a entrada de pessoas que, na ótica da administração americana, podem tornar-se "um encargo público".
O Papa Leão XIV apelou, este domingo, ao diálogo e à paz no Irão e na Síria, alertando para as tensões persistentes que continuam a causar vítimas.
Os Estados Unidos realizaram uma nova vaga de ataques aéreos contra alvos do Daesh na Síria, em retaliação a uma emboscada que matou dois soldados norte-americanos e um intérprete civil. As operações fazem parte da resposta da administração Trump ao ataque ocorrido em Palmyra no mês passado.
Os confrontos, os mais violentos em Alepo desde a queda de Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, causaram a morte de pelo menos 21 civis desde terça-feira e obrigaram à fuga de aproximadamente 155 mil pessoas, segundo dados oficiais.
Os ataques foram realizados contra o grupo fundamentalista na Síria, numa resposta ao ataque que matou dois militares norte-americanos e um tradutor.
Estas negociações estão a ser realizadas em Paris, com mediação norte-americana.
Também o Botsuana, o Butão, a Guiné-Conacri, a Namíbia, a República Centro-Africana e o Turquemenistão terão de pagar uma caução de 13 mil euros.
Ministério da Defesa britânico disse que, no sábado à noite, aviões militares dos dois países bombardearam uma instalação subterrânea no centro da Síria.
Ano Novo surgiu inicialmente para marcar o início da primavera e só em 1582 é que começou a ser celebrado em janeiro. O fogo de artifício apareceu muito depois, na China, e servia para espantar os espíritos malignos.